LIVROS

Video sapiens.png

   Vídeo Sapiens: Jornalismo, Audiovisual e Direitos Humanos é fruto de pesquisa, diálogos e estudos desenvolvidos por integrantes do grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA). A obra, que conta também com egressos e professores convidados, envolve elementos da comunicação e possui como tema central a Comunicação e os Direitos Humanos.

   O interesse pelo Jornalismo e pelo Audiovisual, assim como suas interfaces, articulam estudos desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa que, neste livro, buscou investigar como o (tele)jornalismo tem cumprido o papel de denunciar e, também, anunciar uma sociedade diversa – de múltiplas faces, vozes e cidadanias.

    Nesse sentindo, aborda a relação entre Jornalismo e Direitos Humanos de modo a considerar que um (tele)jornalismo deve ser capaz de se apresentar plural, atentando-se sobre o acesso aos direitos, à cidadania, à informação, à propagação de voz e imagem, etc. Deve ser entendido, portanto, como interface para uma sociedade que concretize a noção de comunidade inscrita no ideal comum propagado pela Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) – direitos cujo exercício caberia também ao jornalismo informar e fiscalizar.

   Partindo-se dessas questões e levando em conta que o direito à comunicação pode ser uma maneira se ter acesso a outros direitos, a produção elaborada pelo grupo, apresenta 14 encontros que foram divididos em três seções: Da comunicação como direito humano (1); Direitos humanos em tela (2); Fora do ar: direito à comunicação e Informação como utopia (3).

   O livro foi publicado em parceria entre o Selo do PPGCOM e a Editora Insular.