top of page

Morre o jornalista e fundador do Observatório da Imprensa, Alberto Dines



Essa terça-feira, 22, amanheceu mais triste para o jornalismo brasileiro. Morreu, em São Paulo, Alberto Dines. Um dos jornalistas mais importantes do país, Dines atuou em grandes veículos como o Jornal do Brasil, Última Hora e Folha de S. Paulo.

Alberto Dines nasceu no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1932 e iniciou a carreira de jornalista em 1952. Atuou como repórter e editor em diversos jornais brasileiros e consolidou a carreira como o principal responsável pela reformulação do JB, em 1962.

Dines também teve papel de destaque no ensino do jornalismo. Em 1963 Dines atuou como professor na PUC Rio e em 1994 fundou o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, o Labjor, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Observatório

O Observatório da Imprensa é uma entidade civil, não-governamental e sem cunho partidário que acompanha, analisa e critica a mídia brasileira. Como website existe desde 1996 e, em 1998, o Observatório ganhou uma versão para a TV, com produção da TVE Rio e TV Cultura de São Paulo, transmitido até fevereiro de 2016.

O programa foi objeto de análise do NJA no artigo “Observatório da Imprensa: lugar de ler e ver notícias por dentro”, de Caio Queiroz, Rebeca Trece e Iluska Coutinho, publicado em 2013 no livro A Informação na TV Pública.

bottom of page