Na quinta-feira, 06 de dezembro, mês no qual a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 70 anos, o Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) convida para um evento de apresentação de trabalhos e para refletir sobre a temática e sua relação com a mídia.
A atividade encerra o “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual”, que realizou desde abril de 2018 uma série de encontros organizados por pesquisadores, professores e alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF.
Com o tema ‘Mídia e Formas de Resistência: Para Declarar os Direitos Humanos’, a última edição do encontro terá como convidado de abertura o membro do Coletivo Práxis Negra e estudante da UFJF, Dayvison Wilson. A conversa sobre "Mídia e Racismo Institucional” será mediada por Gustavo Luiz Ribeiro, integrante do NJA e estudante de Jornalismo da Facom-UFJF.
Os participantes do evento também poderão conferir apresentações de música e poesia, com as convidadas Ana Nascimento e Edvânia Rosa. Estão previstas ainda exibições de vídeos e apresentação de resultados dos trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Jornalismo e Audiovisual. A proposta dessa edição do Ciclo de Estudos reflete sobre as produções midiáticas e as proposições dos 30 artigos que compõem a DUDH, proclamada e adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com fins de assegurar e promover direitos considerados inerentes a todos os seres humanos.
As apresentações das pesquisas realizadas no âmbito do Núcleo (ver programação completa abaixo) serão divididas nas mesas “(Re)existir na Mídia” e “Ativismos e outras formas de comunicar” e abordam temáticas como comunicação pública, resistência, representatividade feminina, dentre outras.
O “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual” será realizado na próxima quinta-feira, 06/12, a partir das 14h, na Sala de Demonstração da Facom. O evento é gratuito, aberto ao público e não exige inscrição prévia.
O CICLO DE ESTUDOS
O “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual” tem como objetivo principal ampliar o alcance de debates sobre questões norteadoras do Jornalismo e do Audiovisual e discutir o papel de cada profissional e pesquisador na promoção do pluralismo, da diversidade e da democratização da comunicação.
Neste segundo semestre, o evento tem sido realizado a partir de encontros mensais, com a promoção de debates e a possibilidade dos participantes conhecerem as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por integrantes do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual.
NÚCLEO DE JORNALISMO E AUDIOVISUAL
O NJA integra docentes, estudantes e egressos da Facom, e se constitui como um espaço de investigação, estudo, experimentação e análise de materiais audiovisuais e outras narrativas jornalísticas. Os projetos desenvolvidos pelo Núcleo tem como perspectiva central a busca pela democratização do conhecimento, sobretudo por meio do jornalismo, do audiovisual e do exercício do direito à comunicação.
Desde 2009, a TV Pública tem sido um lugar privilegiado de análise, mas não exclusivo. Este ano, o grupo de pesquisa elegeu como foco de trabalho o "Observatório de Mídia e Direitos Humanos", projeto para o qual convergem ações de pesquisa, extensão e treinamento profissional.
Integrado à Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (TELEJOR), o NJA atua ainda em parceria com o Coletivo Avenida Independência, que desenvolve, entre outros produtos, uma revista digital com foco na música independente.
PROGRAMAÇÃO
- 14h: Mesa “Mídia e racismo institucional”
Convidado: Dayvison Wilson, Coletivo Práxis Negra
Mediador-entrevistador: Gustavo Luiz Ribeiro
- 15h15 Música e Poesia
Convidadas: Ana Nascimento (música) e Edvânia Rosa (poesia)
- 15h45 Intervalo
Exibição de vídeos: "Direitos Humanos e Diversidade na Escola", de Anna Júlia Almeida + "Diversidade e Comunicação Pública em Encontro no NJA", de Giulia Prata
- 16h00 (Re)existir na mídia
Gustavo Pereira (NJA/PPGCOM-UFJF) - Migrações em tela: o direito humano à vida
Iluska Coutinho (NJA/PPGCOM-UFJF) - Em defesa dos defensores: #FicaEBC - Caminhos da Reportagem que ganha prêmio e oferece esclarecimento
Evandro Medeiros Laia (NJA/UFOP) - Telejornalismo e Direitos Humanos: uma experiência de observação crítica
Victor Faria (NJA/FACOM-UFJF) - Artivismo: o conteúdo colaborativo e a inovação de linguagem audiovisual na TV Pública
Helena Amaral (NJA/PPGCOM-UFJF) - Comunicação pública e direitos humanos: análise do jornalismo da JFTV Câmara
Gustavo Ribeiro (NJA/FACOM-UFJF) e Meiriely Barbosa - A metáfora como forma de comunicação: análise do filme “Felicidade por um fio”
Cristiane Turnes (NJA/FACOM-UFJF) - Direitos Humanos no canal Nostalgia
Carla Ramalho Procópio (NJA/PPGCOM-UFJF) - O cárcere em foco: um olhar sobre propostas de governo no segundo turno presidencial
- 18h Ativismos e outras formas de comunicar
Armando Júnior(NJA/FACOM-UFJF) - Lampião 2.0 (apresentação do produto e relato sobre sua produção)
Carol Marino (NJA/PPGCOM-UFJF) - Mulheres na mídia, invisibilidade e silenciamento: “Pergunte a ela” de Think Olga e o direito humano a comunicação
Eduardo Moreira (NJA/PPGCOM-UFJF) - #Existir para construir: O Canal das Bee e o YouTube como local de resistência
Ana Schuchter (NJA/FACOM-UFJF) - Movimento estudantil como forma de resistência
Caio Ferreira (NJA/FACOM-UFJF) - O canal FakeNews sempre existiu
Lara Linhalis Guimarães (NJA/UFOP) - Um transe conceitual na rede sociotécnica Jornalismo
Pedro Ivo Nunes (NJA/PPGCOM-UFJF) - Processos cocriativos e o fomento a projetos audiovisuais
SERVIÇO
II Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual
Realização: Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) - FACOM UFJF
Data: 06/12/2018
Horário: 14h às 20h
Local: Sala de Demonstração da Faculdade de Comunicação da UFJF (Rua José Lourenço Kelmer, s/n, bairro São Pedro)
Comments