top of page

Gênero e comunicação em debate no II Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual

Atualizado: 9 de jun. de 2019



Na próxima quinta-feira, 30, o “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual”, organizado por pesquisadores, professores e alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF, retoma suas atividades. O tema do encontro é Audiovisual e Gênero e será abordado pelo doutor em Sociologia Marcelo Carmo Rodrigues, professor do Departamento de Turismo da instituição.


Foto: Géssica Leine

O objetivo é tentar traçar pontos de interseção e de divergência no que diz respeito às abordagens das homossexualidades e das questões de gênero na mídia e na cibercultura. “Discutir gênero é sempre importante, porque ao mesmo tempo estamos discutindo acesso a direitos, inclusão e diversidade”, ressalta o professor, que é também organizador da II Semana Rainbow, realizada de 9 a 19 de agosto em Juiz de Fora. “Penso que as mídias têm um papel fundamental, por nos permitirem perceber a variedade enorme de ‘performances sexuais’ possíveis, para além da homo e da heteronormatividade”, complementa Marcelo.

Além da exposição, que será mediada pelo jornalista e mestrando em Comunicação, Luiz Felipe Falcão, o evento traz uma novidade: a inclusão de uma segunda rodada de discussões. A proposta é apresentar os trabalhos realizados no âmbito do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) que dialoguem com o tema geral de cada Ciclo.

Os primeiros pesquisadores a se apresentar são os mestrandos Eduardo Moreira, Caroline Marino e Gustavo Pereira, além da professora e coordenadora do NJA, Iluska Coutinho. Os trabalhos compreendem temáticas relativas às questões de gênero e representatividade, com abordagens que abrangem o telejornalismo e as narrativas compartilhadas em diários no YouTube. A mediação fica por conta das graduandas Fernanda Bonfim e Giulia Prata, integrantes do Núcleo, e que também estão envolvidas em projetos sobre o tema.

Entre uma sessão e outra será realizado o “Café com Imagens”, em que os participantes poderão conferir a exposição do ensaio fotográfico “O Lacre”. As fotografias integram trabalho realizado pelos estudantes da Facom, Armando Júnior e Leandro Barbosa, em uma revista digital que tem como foco a realidade vivenciada pela população negra LGBT na UFJF.

O Ciclo de Estudos será realizado na próxima quinta-feira (30/08), à partir de 14 horas na Sala de Demonstração, segundo andar do novo prédio da Facom.

O CICLO DE ESTUDOS

O “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual” tem como objetivo principal ampliar o alcance de debates sobre questões norteadoras do Jornalismo e do Audiovisual e discutir o papel de cada profissional e pesquisador na promoção do pluralismo, da diversidade e da democratização da comunicação.

Neste segundo semestre, o evento, que é gratuito e aberto a toda comunidade, será realizado a partir de encontros mensais, com a promoção de debates e a possibilidade dos participantes conhecerem as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por integrantes do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA).

Em sua última edição, realizada no final do primeiro semestre, o encontro teve como convidado o doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Tarcísio Oliveira Filho. O pesquisador, que realizou seu mestrado no âmbito do Núcleo, trouxe discussões sobre o telejornalismo local e regional a partir de experiências brasileiras e internacionais.

NÚCLEO DE JORNALISMO E AUDIOVISUAL

O NJA integra docentes, estudantes e egressos da Facom, e se constitui como um espaço de investigação, estudo, experimentação e análise de materiais audiovisuais e outras narrativas jornalísticas. Os projetos desenvolvidos pelo Núcleo tem como perspectiva central a busca pela democratização do conhecimento, sobretudo por meio do jornalismo, do audiovisual e do exercício do direito à comunicação.

Desde 2009, a TV Pública tem sido um lugar privilegiado de análise, mas não exclusivo. Este ano, o grupo de pesquisa elegeu como foco de trabalho o "Observatório de Mídia e Direitos Humanos", projeto para o qual convergem ações de pesquisa, extensão e treinamento profissional.

Integrado à Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (TELEJOR), o NJA atua ainda em parceria com o Coletivo Avenida Independência, que desenvolve, entre outros produtos, uma revista digital com foco na música independente.

 

SERVIÇO

II Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual

Realização: Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) - FACOM UFJF

Data: 30/08/2018

Horário: 14h

Local: Sala de Demonstração da Faculdade de Comunicação da UFJF (Rua José Lourenço Kelmer, s/n, bairro São Pedro)

Contato: https://www.facebook.com/narrativasaudiovisuais/

bottom of page